O EDUCANDÁRIO FRANCISCA SALES, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família, buscando possibilitar a ampliação do universo de conhecimentos em um processo de autoconstrução. Processo esse que se realiza através da interação com o outro, com o meio sócio-cultural e político.
A metodologia utilizada pelo EDUCANDÁRIO FRANCISCA SALES, no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas assenta-se em dois pilares:
I – Na excelência do processo de ensino-aprendizagem deve-se sempre favorecer a qualidade a fim de que o educando, na construção de sua integridade como pessoa e cidadão, possa bem contribuir para as transformações que se fazem necessária na sociedade;
II – Nas relações pessoais e efetivas, uma vez que aprendizagem está intimamente relacionada com a reação efetivo-cognitiva do educando, assim, o fazer pedagógico vivenciado, desde o desenvolvimento dos conteúdos programáticos até as realizações de natureza extracurriculares busca:
a) Propiciar ao aluno meios para que responda de forma competente e eficaz aos desafios do qual vive;
b) Oportunizar recursos cognitivos, os mais variados, objetivando o desenvolvimento integral do aluno;
c) Imprimir ao fazer educativo uma reação de diálogo e troca de forma a estimular no educando o espírito de cooperação;
d) Valorizar a participação, a solidariedade, o respeito e o senso de responsabilidade;
e) Utilizar uma ampla e variada gama de técnicas e recursos como meios para uma boa fixação e aprendizagem dos conhecimentos;
f) Incentivar a leveza, a delicadeza e a boa educação no trato com os semelhantes.
Nesta concepção metodológica, o aluno é percebido como sujeito de sua própria educação, um ser receptivo e mudanças, com espaço para exercitar sua consciência crítica e para experimentar e realizar os passos necessários à sua formação integral.
O EDUCANDÁRIO FRANCISCA SALES é um espaço onde o educando construirá seu conhecimento numa dimensão participativa, alegre, responsável, competente, contextualizada e atual, ao mesmo tempo em que vivenciará os valores éticos, morais e religiosos em ações afetivas.